FAQs

Home / FAQs

Medição Individualizada de Água

1. O que é medição individualizada de água?
É uma forma de medir o consumo de água de cada unidade de um condomínio separadamente, para que cada unidade autônoma pague somente pelo que realmente consumir.
2. A medição de água pode ser instalada em prédios antigos?
Sim, mas para isso deverá ser feito um estudo técnico, para que as soluções não sejam improvisadas, onerando o custo e comprometendo as instalações do prédio.
3. A lei estadual 17 506/2008 de 29/05/08 de Belo Horizonte, obriga que as novas edificações tenham a medição individualizada de água?
A lei não obriga, mas e o condomínio poderá fazer um sistema independente da COPASA, que continua a ler o hidrômetro principal de entrada.
4. A Concessionária deverá ser envolvida na individualização quando o condomínio fizer essa opção?
Não necessariamente, pois o condomínio pode fazer sem o envolvimento da concessionária, contratando uma empresa especializada no assunto.
5. Com um prédio individualizado, o síndico pode cortar a água de quem não pagar?
Não. A única empresa com autorização para efetuar o corte da água é a concessionária. Na falta do pagamento, a administradora juntamente com o síndico que devem verificar a melhor forma de solucionar o problema.
6. É Possível instalar hidrômetros quando temos vasos sanitários com válvula de descarga? e tubulações em ferro galvanizado?
Sim, somos a única empresa no mercado brasileiro a ter esse exclusivo medidor, que consegue medir come exatidão o consumo de água quando temos vasos sanitários com válvulas e descarga. Em caso de prédios antigos com tubos galvanizados embutidos nas paredes, a instalação torna-se quase que impossível, pois esses tubos estão deteriorados e com muita incrustação de ferrugem. Nesses casos, recomenda-se uma avaliação mais ampla do assunto, já que será necessária uma adaptação das instalações.
7. Podemos pedir ao encanador que faça as instalações para receber a medição individualizada de água?
Qualquer intervenção em prédios existentes, deverão ser feitas por empresas idôneas, e profissionais habilitados, com projetos e anotações de responsabilidade técnica registrados junto ao CREA. Ressaltamos que as adaptações em prédios existentes podem vir a ser mais complexas que projetos novos, requerendo conhecimento especializado e experiência da empresa e responsável pelo projeto de adaptação.
8. Os projetos de medição de água devem ser aprovados na Concessionária?
No caso de se optar pelo sistema de leitura com medidores de rádio frequência com a RINTEC, não há necessidade de envolver a concessionaria de água.
9. Como é apurado o custo do consumo da água da área comum de um prédio com medição de água individualizada?
Será feito pela diferença do consumo geral, pela soma dos consumos dos hidrômetros individuais.
10. Onde podem ser instalados os hidrômetros?
O melhor local para a instalação vai depender das instalações hidráulicas do prédio, mas os hidrômetros podem ficar no térreo, no barrilete sob a caixa d’água superior, no hall dos apartamentos, sobre o forro de gesso e mesmo dentro dos apartamentos.
11. Os hidrômetros podem ser instalados dentro das unidades autônomas?
Sim, pois existem tecnologias de leitura remota que possibilitem esta solução. A medição por rádio frequência não exige a presença do leiturista e essa leitura é feita da rua sem entrar no condomínio.
12. Obras de prédios em andamento podem ser adaptadas para receber os hidrômetros individuais?
Sim, mas antes deve ser consultado o autor do projeto hidráulico.
13. É possível fazer a medição de água em prédios com aquecimento solar?
Sim, da mesma maneira que se faz da água fria
14. Quando os hidrômetros ficam no hall do elevador, como os tubos chegam aos pontos de consumo?
Esse assunto deve ser tratado em projeto, pois existem varias soluções.
15. A medição individualizada aumenta muito o custo das instalações em prédios novos?
Não existe aumento significativo, pois varias colunas são eliminadas e substituídas por uma coluna única na área comum do prédio, onde ficarão instalados os hidrômetros, mas isso deve ser estudado caso a caso.
16. Os hidrômetros podem ser instalados tanto na horizontal como na vertical?
Os hidrômetros que a RINTEC instala, podem trabalhar tanto na horizontal como na vertical. Temos também modelos de hidrômetros que podem trabalhar até de cabeça para baixo.
17. É possível instalar um sistema somente com leitura visual?
Sim, mas os hidrômetros deverão ficar em local na área comum e de fácil acesso. Não recomendamos esse tipo de leitura, pois sempre leva a erros e geram; os cálculos de consumo e rateio da área comum não mais complexos de calcular e podem gerar desconfiança por parte dos moradores.
18. Com a instalação de hidrômetros individuais fica mais fácil descobrir vazamentos?
Sim e essa seria uma das grandes vantagens, pois nosso medidor emite alarmes de vazamentos que são comunicados aos síndicos junto com o extrato de consumo mensal.
19. A instalação de medição individualizada água traz realmente redução de consumo e de custo?
A medição individualizada de água promove um uso mais racional deste insumo, que pode resultar num menor consumo, conseqüentemente em economia.